sexta-feira, 23 de março de 2018

nova lei dá liberdade sobre contribuição sindical

A escolha é sua: nova lei dá liberdade sobre contribuição sindical

Antes obrigatório, o pagamento aos sindicatos passa ser optativo. O trabalhador decide se quer ou não. Autorização tem de ser expressa para haver o desconto do valor


A nova lei trabalhista dá liberdade de escolha para o trabalhador. Agora, ele pode decidir se contribui ou não com o sindicado. Todos os pagamentos, que antes eram obrigatórios e descontados da folha de pagamento, agora terão de ser autorizados expressamente. Na maioria das grandes democracias do mundo, em especial nos países de referência na Europa, não se fala em contribuição obrigatória. Os sindicatos recebem contribuições voluntárias de seus integrantes que, naturalmente, analisam a utilização dos recursos. 

Essa mudança é parte de uma nova lei trabalhista, criada para tornar o País mais competitivo, mais produtivo e com mais empregos. Depois de 74 anos com as mesmas normas, entrou em vigor, em novembro, uma nova legislação, moderna e adequada aos tempos atuais. Na prática, isso significa melhores relações entre trabalhadores e empregadores. As mudanças são, ainda, parte de uma série de ações adotadas para reorganizar o País, para recuperar a economia e melhorar o ambiente de negócios. A modernização trabalhista é mais um passo para colocar o Brasil no século 21. Há muito ainda para ser feito, mas o País voltou ao caminho certo.

Ricardo Batista de Souza é pasteleiro. Todas as vezes que via o desconto obrigatório no contra-cheque se frustrava: era um dinheiro a menos naquele mês que poderia ser usada em alguma despesa pequena. Agora, segundo ele, tornar a contribuição uma escolha do trabalhador deixa a coisa "mais justa'. Ele prefere ter a opção de pagar ou não o valor para o sindicato. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares